O Primeiro Livro de Adão e Eva O Conflito de Adão e Eva com Satanás


Capítulo 14
1 Então Adão disse a Deus: "Ó Senhor, levai minha alma, e não me deixeis mais ver estas trevas; ou levai-me a algum lugar onde não haja escuridão". 
2 Mas Deus o Senhor disse a Adão: "Em verdade Eu te digo, esta escuridão passará por ti todos os dias que determinei para ti até o cumprimento da Minha aliança; quando então Eu te salvarei e te levarei de novo para o jardim, para a morada de luz que tu almejas, onde não há escuridão. Eu o trarei a ele, ao reino do céu". 
3 Novamente Deus disse a Adão: "Toda esta miséria que acarretaste sobre ti por causa da tua desobediência não te libertará das mãos de Satã e ele não te salvará. 
4 "Mas Eu, sim, salvar-te-ei. Quando Eu descer do céu e tomar-Me carne da tua descendência, e tomar sobre Mim a enfermidade da qual tu padeces, então a escuridão que caiu sobre ti nesta caverna virá sobre Mim no túmulo, quando Eu estiver na carne da tua descendência." 
5 "E Eu, que sou eterno, estarei sujeito à contagem dos anos, dos tempos, dos meses e dos dias, e serei considerado como um dos filhos dos homens, para te salvar." 
6 E Deus parou de se comunicar com Adão. 

Embora tenhamos um capítulo diferente não é exagero ou mesmo repetição excessiva. Mas cabe aqui a mesma interpretação dos capítulos anteriores.
Adão e Eva como já sabemos possuía uma natureza luminosa, ou seja, eram puros e castos. Viviam sem malicia muito embora incutissem em si um desejo de serem como Deus, conhecedores de toda a verdade. Uma verdade que por ora lhes era vedado por serem demasiadamente imaturos. Seria o mesmo que dar amplo conhecimento cientifico e filosófico a uma criança de colo. Por não terem maturidade tal conhecimento lhes seria inútil. 
Ou seja é o mesmo que darmos um livro de astrofísica para uma criança de colo. A mesma até poderá demonstrar curiosidade pelas figuras coloridas, mas nada além disso. Ela não absorverá tal conhecimento.
E com isso não terá a mínima condição de levar adiante o conhecimento contido ali no livro a ela oferecido por n motivos. Com Deus e a espiritualidade as coisas desde a criação, o porque de tudo bem como o conhecimento tudo requer tempo, justamente por sermos seres limitados. Sendo assim nada nos vem de uma hora para outra, num estalar de dedos, num passe de mágica. Mas no tempo certo, quando já estamos suficientemente maduros e preparados para tal.
Como podemos ver aqui e ao longo de nossos estudos Deus não os desamparou. 
Muito pelo contrário, embora os tivesse expulsado do local os conduziu para outro.
Mais sombrio claro, não como vingança ou algo do gênero, mas como punição por suas desobediência.
Assim é conosco, por mais que sejamos desobedientes, ingratos Deus nunca se afastou ou se afastará de nós.
Ele pode sim, nos punir mas se retirar em definitivo de nossas vidas isso jamais.
Por mais severo e duro que seja, sempre que nós demonstrarmos arrependimento sincero, vontade corrigir os erros cometidos Deus voltará seus olhos compassivos para nós.
Ele como um Pai justo não nos devolverá as regalias perdidas, mas, certamente a punição com o tempo diminuirá até cessar por completo.
Não que O mesmo tenha prazer com o sofrimento , seja sádico, perverso mas por entender que isso é necessário.
Necessário?
Sim, por nossa natureza falha só aprendemos quando apanhamos da vida quer seja por nossas escolhas, por nossos comportamentos, nossas decisões , só aprendemos a nos levantar quando caímos.
Tal como foi com Adão e Eva.
Deus poderia tê-los aniquilados ali mesmo, mas não o fez. 
Muito pelo contrário, por mais que os tivesse expulsado os conduziu em segurança para fora dali e permitiu que os mesmos fossem morar em um outro local.
Para que os mesmos não tentassem voltar ao local e com isso terminassem de sujar o local com o seu pecado Deus os colocou colocou na fronteira norte, para que não se aproximasse do mar de água, e ele e Eva se lavassem nele, e se tomassem limpos de seus pecados, esquecendo a desobediência cometida.
Então, novamente, quando ao lado sul do jardim, não agradava a Deus permitir a Adão lá habitar; pois, quando o vento soprasse do norte, tra-lhe-ia no lado sul, o delicioso aroma daquelas árvores do jardim.
Por isso Deus não colocou Adão ali para que não aspirasse o doce aroma daquelas árvores, esquecendo sua desobediência e encontrando alívio ao se deliciar com o aroma das árvores, e assim se limpasse c sua desobediência.
Novamente, também porque Deus é misericórdia e de grande piedade, e governa todas as coisas de uma maneira que somente Ele sabe, Ele fez nosso pai Adão habitar na fronteira oeste do jardim, porque daquele lado a terra é muito extensa.
E Deus ordenou-lhe que ali habitasse numa caverna dentro da rocha, a Caverna dos Tesouros, abaixo do jardim.
Em resumo o que podemos aprender com isso?
Podemos aprender que: escolhas, decisões ruins, erradas podem simplesmente mudar todo um destino, toda uma vida. Causando mais a frente dor e sofrimento.
Podendo nos levar a perder tudo que mais prezamos.
Assim como fora com Adão e Eva. 

Comentários

Postagens mais visitadas