Iª Via Sacra


Boa tarde a todos.
A partir desse momento, por breve instante coloquemo-nos no local, posição e situação de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Somente assim teremos um pouco da noção do que foi, e, sempre será este sacrifício. 
O exercício da Via Sacra, como também é chamada, consiste na prática devocional religiosa na qual os fiéis percorrem, mentalmente e por via de orações próprias, o percurso de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pôncio Pilatos até ao Monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que, então, percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de catorze estações, no século XVI. O exercício da via-sacra tem sido muito recomendado pelos Sumos Pontífices da Igreja Católica, pois proporciona uma frutuosa meditação da paixão e morte de Jesus Cristo.
*** Nesse momento faça sua oração particular. Lembrando que a verdadeira oração não é a mecânica, repetitiva. Mas aquela que flui de dentro para fora, naturalmente. Algo que transborda de nosso interior. Então sem receios, reservas entregue-se a Deus, aí mesmo de onde você está, quais seus pecados. Deus quer te ouvir.


1) Senhor Jesus Cristo, preparamo-nos neste momento para Vos acompanhar nesta via sacra.
Fechemos nossos olhos por breves momentos, em silêncio faça sua prece, sua oração.Ainda de olhos fechados, agora em silêncio total. Remeta-se ao local onde Cristo iniciou sua jornada de dor e sofrimento.Traga para si seu sofrimento, suas dores.Dor e sofrimento que cabiam unicamente a nós.
Nós que somos pecadores, nós que conhecemos o pecado. Ele não.Enquanto este aqui, Cristo nunca conheceu o pecado. Ao contrário de nós, que muitas vezes pecamos e sentimos prazer.

"Nesse momento faça sua oração particular. Lembrando que a verdadeira oração não é a mecânica, repetitiva. Mas aquela que flui de dentro para fora, naturalmente. Algo que transborda de nosso interior. Então sem receios, reservas entregue-se a Deus, aí mesmo de onde você está, quais seus pecados."


"Olhai, Pai Santo, o sangue que jorra do peito trespassado do Salvador; olhai o sangue derramado por tantas vítimas do ódio, da guerra, do terrorismo, e concedei, benigno, que o curso dos acontecimentos no mundo se desenrole segundo a vossa vontade na justiça e na paz, e a vossa Igreja se entregue com serena confiança ao vosso serviço e à libertação do homem.
Por Cristo nosso Senhor "

Resultado de imagem para via sacra 1 estação

"Pilatos, pois, tomou então a Jesus, e o açoitou.
E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sobre a cabeça, e lhe vestiram roupa de púrpura.
E diziam: Salve, Rei dos Judeus. E davam-lhe bofetadas.
Então Pilatos saiu outra vez fora, e disse-lhes: Eis aqui vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum.
Saiu, pois, Jesus fora, levando a coroa de espinhos e roupa de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis aqui o homem.
Vendo-o, pois, os principais dos sacerdotes e os servos, clamaram, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós, e crucificai-o; porque eu nenhum crime acho nele.
Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus.
E Pilatos, quando ouviu esta palavra, mais atemorizado ficou.
E entrou outra vez na audiência, e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.
Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar?
Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.
Desde então Pilatos procurava soltá-lo; mas os judeus clamavam, dizendo: Se soltas este, não és amigo de César; qualquer que se faz rei é contra César.
Ouvindo, pois, Pilatos este dito, levou Jesus para fora, e assentou-se no tribunal, no lugar chamado Litóstrotos, e em hebraico Gabatá.
E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei.
Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César.
Então, consequentemente entregou-lho, para que fosse crucificado. E tomaram a Jesus, e o levaram.
E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota,
Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.
E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.
E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim.
Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas, O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus.
Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi.
Tendo, pois, os soldados crucificado a Jesus, tomaram as suas vestes, e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, tecida toda de alto a baixo, não tinha costura.
Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela, para ver de quem será. Para que se cumprisse a Escritura que diz: Repartiram entre si as minhas vestes, E sobre a minha vestidura lançaram sortes. Os soldados, pois, fizeram estas coisas.
E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena.
Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.
Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa.
Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede.
Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca.
E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.
Foram, pois, os soldados, e, na verdade, quebraram as pernas ao primeiro, e ao outro que como ele fora crucificado;
Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas.
Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
E aquele que o viu testificou, e o seu testemunho é verdadeiro; e sabe que é verdade o que diz, para que também vós o creiais.
Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado.
E outra vez diz a Escritura: Verão aquele que traspassaram.
Depois disto, José de Arimatéia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Jesus.
E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.
Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparação para o sepulcro.
E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado, e no horto um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto.
Ali, pois (por causa da preparação dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro), puseram a Jesus.
João 19:1-42"

Nós que eramos para ser os condenados, nós somos os pecadores. nós que pecamos constantemente.
Você deve se perguntar do porque desse sacrifício e eu te respondo. 
O pecado para Deus é considerado o pior crime que alguém pode cometer, semelhante apenas ao crime de sangue.
Sendo assim somente com sangue de um inocente, de alguém sem mancha, sem pecado esta mácula poderia ser sanada.
Cristo cumpria todos estes pre requisitos. Sendo assim, ainda coube a Ele tal sacrifício.
Todas as vezes que pecamos é como se Cristo revivesse cada dor, cada sofrimento.
Todas as vezes que pecamos, insistimos em pecar crucificamos a Cristo.   

"Olhai, Pai Santo, o sangue que jorra do peito trespassado do Salvador; olhai o sangue derramado por tantas vítimas do ódio, da guerra, do terrorismo, e concedei, benigno, que o curso dos acontecimentos no mundo se desenrole segundo a vossa vontade na justiça e na paz, e a vossa Igreja se entregue com serena confiança ao vosso serviço e à libertação do homem.
Por Cristo nosso Senhor "
"Faça sua oração particular. Lembrando que a verdadeira oração não é a mecânica, repetitiva. Mas aquela que flui de dentro para fora, naturalmente. Algo que transborda de nosso interior. Então sem receios, reservas entregue-se a Deus, aí mesmo de onde você está, quais seus pecados."


Resultado de imagem para via sacra 2 estação

Então, consequentemente entregou-lho, para que fosse crucificado. E tomaram a Jesus, e o levaram.
E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota,
Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.
Deram a Jesus a cruz que era de Barrabás, pois devido a rapidez dos julgamentos não foi possível ser confeccionado uma cruz nas medidas de Jesus, ele morreu em uma cruz que não era dEle, mas minha e sua.
A morte na cruz é uma das mais terríveis e cruéis mortes.
Uma vez que combinava humilhação, tortura, vergonha, agonia por fim a morte.
O condenado era despojado de suas vestes, açoitado com objetos perfuro-cortantes.
Muitos não resistiam ao acoitamento e morriam antes da crucificação. Os que sobreviviam ao flagelo eram, muitas vezes, obrigados a carregar a sua cruz pelas ruas da cidade até o local da execução. Seminus, com a pele e a carne dilaceradas pelo castigo, eram expostos ao escárnio popular. Pessoas cuspiam, atiravam coisas e insultavam os condenados. O peso da cruz era insuportável para eles, já fragilizados e extenuados pela longa sessão de tortura. Durante o percurso, as quedas eram freqüentes e as vítimas obrigadas a retomar a caminhada com a cruz sobre os ombros. Hoje, acredita-se que os condenados carregavam apenas a viga horizontal da cruz, a outra parte era fincada antes, no local da execução
Finalmente, os braços do condenado eram atados à trave e seu corpo içado. Normalmente, os punhos eram atados à viga por cordas, mas em alguns casos, como o de Jesus, eram usados, além das amarras, cravos de ferro, que perfuravam a carne, destruindo nervos e ossos, multiplicando o sofrimento. Queres uma prova maior de amor do que esta?
Tente de olhos fechados e em silêncio ao menos imaginar a intensidade dos açoitamentos, toda dor e sofrimento infligidos a Cristo por nós.
Deitado de costas sobre a trave da cruz, Jesus tem os pulsos transpassados por longos cravos que se fixam na madeira e depois são rebatidos. Outros especialistas defendem a hipótese de que, além dos cravos, os algozes tenham usado cordas para prender seus braços a cruz. Então foi içado rapidamente para o alto da estaca. O nervo mediano lesionado pelos cravos se estica como uma corda de violino quando o corpo é suspenso. A cada solavanco, o nervo exposto em contato com o cravo provoca dores atrozes. As pontas dos espinhos rasgam o couro cabeludo e o crânio, cada vez que Jesus mexe a cabeça. Em seguida, seus pés são pregados a uma espécie de apoio fixado na estaca, para prolongar sua agonia.
Essa posição na cruz provoca enrijecimento progressivo dos músculos, em uma contração de dor escruciante que se espalha pelos músculos do tórax, pescoço e abdômen. O processo, chamado de tetania, vai aos poucos tornando a respiração cada vez mais penosa até provocar a parada respiratória . O ar entra nos pulmões e não sai e, com isso, a vitima não consegue puxar o ar – lentamente ver a morte por asfixia. 

Resultado de imagem para via sacra 3 estação

Jesus cai. As feridas, o peso da cruz, a estrada a subir, em mau estado.  E os empurrões da multidão. Mas não foi só isto que O reduziu a este estado. Talvez seja o peso da tragédia que tem início na sua vida. Já não se consegue ver Deus em Jesus, homem que Se mostra tão frágil, que tropeça e cai.
Temos aqui um Jesus, como qualquer um de nós. Frágil ante as dores.
O rei, fazia-se plebeu.
Deus fazia-se homem.

Resultado de imagem para via sacra 4 estação
  
Na subida para o Calvário, Jesus entrevê sua mãe. Os seus olhares cruzam-se. Compreendem-se. Maria sabe quem é seu Filho. Sabe donde vem. Sabe qual é a sua missão. Maria sabe que é sua mãe; mas sabe também que é sua filha. Vê-O sofrer, por todos os homens... de ontem, de hoje e de amanhã. E sofre também Ela.
Vamos nos pôr um pouco no lugar de Maria.
Que mãe gosta, ou gostaria de ver seu filho ante a tanta dor, tanto sofrimento. Ainda mais sabendo que o mesmo nada fez para estar ali?
Certamente nenhuma. 
Mas ela passou! 

 Resultado de imagem para via sacra 5 estação

Como se sabe, após o Governador da Judéia, Pôncio Pilatos, ter pronunciado a sentença de morte de Jesus pela crucificação, os soldados conduziram-No para fora da cidade e colocaram uma pesada cruz em Seus ombros. Durante o trajeto até o cume do monte do Calvário, Jesus carregou a cruz com muita dificuldade, e em dado momento, sentindo-se fatigado, caiu ao chão, vencido pelo cansaço
Nisso, o Cirineu, que passava em direção à sua casa, depois de trabalhar no campo, foi solicitado pelo encarregado da execução a prestar auxílio a Jesus. Ao negar ajuda dizendo que tinha pressa, o encarregado gritou-lhe no rosto: "Cão, obedece ao chamado", e mostrando-lhe o açoite, ele então obedeceu, colocando parte da cruz sobre os ombros.
Chegando ao topo do monte, o Cirineu explicou a Jesus que a sua pressa era por ter em casa uma filha cega e muda, precisando de ajuda. E disse-lhe: "Sei que estás inocente; ampara-me e alivia a dor que me atormenta o lar". Jesus, então, fez-lhe um aceno de ternura e falou: "Simão, guarda a fé, sobretudo, pois todo o bem que se faz é uma luz no caminho".
Por Gerson Simões Monteiro: "https://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/gerson-monteiro/durante-crucificacao-jesus-curou-filha-do-cirineu-15703480.html
Em outras palavras, Cristo nos chama a guardarmos a fé mesmo diante de tantos sofrimentos. Pois esta fé muitas das vezes é a única luz que temos ao fim do túnel. Nunca desista, ou mesmo revolte-se. Sê paciente e diligente como Cristo fora.
Resultado de imagem para via sacra 6 estação
Normalmente ligamos o nome "verônica", que em grego é "Bernike" (->Berenice - "Aquela que leva à vitòria"), à história contada pela tradição de uma mulher que, enquanto Jesus, com a cruz aos ombros, se dirigia ao Calvário, enxugou o rosto de cristo e  a sua imagem ficou na toalha. Esse fato não é contado nos Evangelhos, mas chegou até nós através do livro apócrifo "Atos de Pilatos". No capítulo 7 desse livro encontramos uma passagem que narra como a mulher que Jesus curou, depois que ela lhe tocara o manto (veja Lucas 8,43-48, onde não se diz o nome da mulher), durante o caminho para o calvário conseguiu enxugar o seu rosto.
Resultado de imagem para via sacra 7 estação

O corpo de Cristo volta a abater-se, ante tanta dor, tanta humilhação, tanto sofrimento. Esse foi o preço que foi pago por conta dos pecados da humanidade.
Sangue inocente. Não foi o teu bispo, o teu pastor, a tua denominação que passou por tudo isto, mas, Cristo.
Esse sangue derramado é Dele, unicamente Dele. Então para de proclamar tua denominação, teu bispo, teu pastor.
Nenhum destes enfrentou o que este homem passou.
Resultado de imagem para via sacra 8 estação

Jesus, porém, voltou-se, e disse: “Mulheres de Jerusalém, não chorem por mim! Chorem por vocês mesmas e por seus filhos! Porque dias virão, em que se dirá: ‘Felizes das mulheres que nunca tiveram filhos, dos ventres que nunca deram a luz e dos seios que nunca amamentaram.’ Então começarão a pedir às montanhas: ‘Caiam em cima de nós!’ E às colinas: ‘Escondam-nos!’ Porque, se assim fazem com a árvore verde, o que não farão com a árvore seca?”
Em outras palavras não é por Ele que devemos chorar. Mas, por nós mesmos.
Cristo aqui anteviu uma era de tormentos e sofrimentos.
Uma vez que muito se nos foi dado e muito nos será cobrado no grande dia.
E nesse dia haverá grande tormento, dor e desespero. Onde muitos daqueles ao clamarem por seu nome, baterem no peito com a alegação de que expulsaram demônios e mil proezas fizeram em seu nome serão condenados.
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
Mateus 7:21-23"
Resultado de imagem para via sacra 9 estação

Cristo cai pela terceira vez. Cansado, maltratado.
Faltaram-lhe as forças.
Entregou-se porque quis; maltratado, não abriu a boca, como cordeiro levado ao matadoiro, como ovelha muda ante os tosquiadores 
Cumpre-se aqui a vontade do Pai.
Resultado de imagem para jesus é despojado de suas vestes

Na décima estação, o ápice da humilhação.
Cristo é despojado de suas vestes.
Deus agora homem, o príncipe agora plebeu fora desnudado.

Resultado de imagem para jesus é pregado na cruz

Cristo é crucificado. Foi feita a vontade do Pai.
Sacrifício perfeito consumado.


Resultado de imagem para jesus morreu na cruz

Eis que Cristo morre na cruz.
Sacrifício consumado, dívida paga.


Resultado de imagem para jesus é descido da cruz

Seus corpo desfalecido, machucado, torturado e triturado sob o peso de nossos pecados é enfim descido da cruz.
Resultado de imagem para cristo é sepultado

Na última estação, eis que Cristo agora morto é sepultado e enterrado.
Façamos agora um minuto de silêncio.
"Faça sua oração particular. Lembrando que a verdadeira oração não é a mecânica, repetitiva. Mas aquela que flui de dentro para fora, naturalmente. Algo que transborda de nosso interior. Então sem receios, reservas entregue-se a Deus, aí mesmo de onde você está."
Encerramos aqui nossa primeira via sacra.
Se você ainda duvida do amor de Deus pela humanidade, eis aqui a grande prova.
Quem mais daria seu Filho inocente para ser entregue em sacrifício?
Quem mais aceitaria tal sofrimento por amor a pessoas ingratas, pecadoras e egoístas?
Senão a Deus através da pessoa de seu Filho - Nosso Senhor Jesus Cristo.
















Comentários

Postagens mais visitadas