O Primeiro Livro de Adão e Eva O Conflito de Adão e Eva com Satanás
Capítulo 9
1 Então Adão e Eva deixaram a Caverna dos Tesouros e aproximaram-se do portão do jardim, e ali pararam a olhar para ele, e choraram por dele terem saído.
2 E Adão e Eva partiram da frente do portão do jardim em direção ao sul, e encontraram ali a água que irrigava o jardim, a água da raiz da Árvore da Vida, e que se dividia em quatro rios que corriam pela terra.
3 Então eles vieram e aproximaram-se desta água e olharam para ela; e viram que era a água que brotava da raiz da Árvore da Vida que estava no jardim.
4 E Adão chorou e gemeu e golpeou seu peito por estar afastado do jardim: e disse a Eva:
5 "E por que tu trouxeste sobre mim, sobre ti mesma e sobre nossa descendência tantos flagelos e castigos"?
6 E Eva disse-lhe: "Que foi que tu viste para chorar e falar-me assim"?
7 E disse ele a Eva: "Não vês esta água que estava conosco no jardim e que irrigava as árvores do jardim, e de lá corria?
8 "E nós, quando estávamos no jardim, não nos importávamos com isto; mas desde que viemos para esta terra estranha, nós a amamos, e faremos uso dela para nosso corpo."
9 Mas quando Eva ouviu dele essas palavras, chorou; e cheios de dor e gemendo, caíram na água; e ali teriam acabado consigo mesmos, a fim de nunca mais voltar a ver a criação; pois quando eles olharam para a obra da criação, sentiram que deviam pôr um fim a si mesmos.
Adão e Eva são o que podemos ter como maiores exemplos. De ação e reação. Seus atos não custaram-lhes apenas a expulsão. Mas toda uma vida sofrida, repleta de medos, incertezas, dificuldades.
O arrependimento era tamanho que ambos não paravam de chorar.
Ambos só aprenderam a valorizar o que Deus lhes dera, a vida que tinham após perder tudo.
Assim somos nós. Só aprendemos o valor de algo ou alguém após perder por uma decisão ou ato ruim, inconsequente. Passando a nos lamentar.
Muitos levam a vida inteira culpando as circunstâncias, o acaso, terceiros. Quando na verdade os únicos são eles próprios, somos nós mesmos.
Embora nos arrependamos toda decisão ruim gera uma consequência ruim. O fato Dele respeitar e acatar nosso livre arbítrio não O torna um Deus passivo ou um mero coadjuvante. Muito pelo contrário. Deus é amor mas também e acima de tudo justiça. Nada passa despercebido por Ele. Nada escapa as suas vistas. Adão e Eva a priori queriam esconder o ocorrido, queriam se esconder as vistas de Deus. Em vão. Ambos embora arrependidos e cientes de seus erros tiveram que ser conduzidos para fora do Jardim do Éden. Feito isso, ambos perderam sua natureza luminosa e viriam a ser meros seres humanos. Falhos, passíveis de toda sorte de dissabores, limitações. Somos donos dos nossos atos mas não das consequências.
Comentários
Postar um comentário