O Primeiro Livro de Adão e Eva O Conflito de Adão e Eva com Satanás


Capítulo 8 
1 Então Adão chorou e disse: "ó Deus, quando eu morava no jardim, e havia enlevo em nossos corações, víamos os anjos que cantavam louvores no céu, mas agora não os vemos mais; ao entrarmos na caverna, toda a criação ocultou-se de nós". 
2 Então Deus, o Senhor, disse a Adão: "Quando tu eras obediente a Mim, tinhas uma natureza luminosa em ti, e por esta razão podias ver coisas muito distantes. Mas, após tua desobediência, a natureza luminosa foi-te retirada; e não te foi mais permitido ver coisas distantes, mas apenas as bem próximas, aquelas ao alcance de tuas mãos, e segundo a capacidade da carne; pois esta é grosseira". 
3 Após ouvirem estas palavras de Deus, Adão e Eva seguiram seu caminho louvando-O e adorando-O com o coração pesaroso. 
4 E Deus interrompeu a comunicação com eles. 

Embora nos arrependamos toda decisão ruim gera uma consequência ruim. O fato Dele respeitar e acatar nosso livre arbítrio não O torna um Deus passivo ou um mero coadjuvante. Muito pelo contrário. Deus é amor mas também e acima de tudo justiça. Nada passa despercebido por Ele. Nada escapa as suas vistas. Adão e Eva a priori queriam esconder o ocorrido, queriam se esconder as vistas de Deus. Em vão. Ambos embora arrependidos e cientes de seus erros tiveram que ser conduzidos para fora do Jardim do Éden. Feito isso, ambos perderam sua natureza luminosa e viriam a ser meros seres humanos. Falhos, passíveis de toda sorte de dissabores, limitações. Somos donos dos nossos atos mas não das consequências.
O arrependimento sincero e pio de Adão e Eva não os levou de volta ao paraíso, não lhes devolveu sua aura de santidade. Errou uma vez repercute tanto aqui como do outro lado. Podemos até escapar da justiça humana, dos olhos das autoridades constituídas mas não dos olhos de Deus. E havemos de pagar essa pena cedo ou tarde, aqui ou lá não por toda eternidade como julgam alguns apenas o tempo necessário para depuramento dos atos cometidos. Após este processo inicia-se outro, onde seremos previamente preparados para o renascimento ou, como queiram o reencarne onde havemos de reiniciar todo o processo, trabalhar exatamente o hábito que nos induziu a queda, melhorarmos enquanto seres humanos.
 

Comentários

Postagens mais visitadas