O Primeiro Livro de Adão e Eva O Conflito de Adão e Eva com Satanás


Capítulo 12
1 Então Adão golpeou seu peito, e também Eva, e eles prantearam a noite inteira até a aurora se aproximar, e eles lamentaram suspirando a noite longa em Miyazia. 
2 E Adão agrediu-se e jogou-se no chão da caverna, em amargo pesar, e por causa da escuridão, ali permaneceu como morto. 
3 Mas Eva ouviu o barulho que ele fez ao cair ao chão. E ela tateou à sua volta procurando-o e encontrou — o como um cadáver. 
4 Então ela ficou com medo, sem fala e permaneceu junto dele. 
5 Mas o Senhor misericordioso olhou para a morte de Adão e para o silêncio de Eva por causa do medo da escuridão. 
6 E a Palavra de Deus chegou a Adão e ressuscitou-o de sua morte, e abriu a boca de Eva para que ela voltasse a falar. 
7 Então Adão ergueu-se na caverna e disse: "ah Deus, por que a luz nos deixou e a escuridão nos acometeu? Por que nos deixais nesta longa escuridão? Por que nos quereis assim castigar? 
8 "E esta escuridão, ó Senhor, onde estava, antes de nos acometer? Ela é tamanha que não podemos ver um ao outro." 
9 "Pois, enquanto estávamos no jardim, não vimos nem mesmo sabíamos o que é a escuridão. E eu não fiquei oculto de Eva, nem ela ficou oculta de mim, até que agora ela não me pode ver; e nenhuma escuridão nos havia acometido antes, separando-nos um do outro." 
10 "Mas ela e eu estávamos ambos numa única luz brilhante. Eu a via e ela a mim. Mas agora desde que entramos nesta caverna, a escuridão nos envolveu e nos separou, assim que eu não a vejo e ela não me vê a mim." 
11 "ah Senhor, quereis então castigar-nos com esta escuridão?" 

Adão e Eva após a queda viveram uma vida de amargura. Se antes tinham tudo agora, tinham o mínimo para sua subsistência. Embora não lhes faltasse nada, faltava-lhes tudo.
Antes tinham tudo do bom e do melhor, possuíam o senhorio absoluto. Eram também revestidos de luz. Não conheciam outra vida.
Embora sofrendo, Deus não teve outra alternativa senão expulsá-los do paraíso.  O fato Dele respeitar e acatar nosso livre arbítrio não O torna um Deus passivo ou um mero coadjuvante. Muito pelo contrário. Deus é amor mas também e acima de tudo justiça. Nada passa despercebido por Ele. Nada escapa as suas vistas.
Mas como podemos ver aqui e ao longo de nossos estudos Deus não os desamparou. 
Muito pelo contrário, embora os tivesse expulsado do local os conduziu para outro.
Mais sombrio claro, não como vingança ou algo do gênero, mas como punição por suas desobediência.
Assim é conosco, por mais que sejamos desobedientes, ingratos Deus nunca se afastou ou se afastará de nós.
Ele pode sim, nos punir mas se retirar em definitivo de nossas vidas isso jamais.
Por mais severo e duro que seja, sempre que nós demonstrarmos arrependimento sincero, vontade corrigir os erros cometidos Deus voltará seus olhos compassivos para nós.
Ele como um Pai justo não nos devolverá as regalias perdidas, mas, certamente a punição com o tempo diminuirá até cessar por completo.
Não que O mesmo tenha prazer com o sofrimento , seja sádico, perverso mas por entender que isso é necessário.
Necessário?
Sim, por nossa natureza falha só aprendemos quando apanhamos da vida quer seja por nossas escolhas, por nossos comportamentos, nossas decisões , só aprendemos a nos levantar quando caímos.
Tal como foi com Adão e Eva.
Deus poderia tê-los aniquilados ali mesmo, mas não o fez. 
Muito pelo contrário, por mais que os tivesse expulsado os conduziu em segurança para fora dali e permitiu que os mesmos fossem morar em um outro local.
Para que os mesmos não tentassem voltar ao local e com isso terminassem de sujar o local com o seu pecado Deus os colocou colocou na fronteira norte, para que não se aproximasse do mar de água, e ele e Eva se lavassem nele, e se tomassem limpos de seus pecados, esquecendo a desobediência cometida.
Então, novamente, quando ao lado sul do jardim, não agradava a Deus permitir a Adão lá habitar; pois, quando o vento soprasse do norte, tra-lhe-ia no lado sul, o delicioso aroma daquelas árvores do jardim.
Por isso Deus não colocou Adão ali para que não aspirasse o doce aroma daquelas árvores, esquecendo sua desobediência e encontrando alívio ao se deliciar com o aroma das árvores, e assim se limpasse c sua desobediência.
Novamente, também porque Deus é misericórdia e de grande piedade, e governa todas as coisas de uma maneira que somente Ele sabe, Ele fez nosso pai Adão habitar na fronteira oeste do jardim, porque daquele lado a terra é muito extensa.
E Deus ordenou-lhe que ali habitasse numa caverna dentro da rocha, a Caverna dos Tesouros, abaixo do jardim.
Em resumo o que podemos aprender com isso?
Podemos aprender que: escolhas, decisões ruins, erradas podem simplesmente mudar todo um destino, toda uma vida. Causando mais a frente dor e sofrimento.
Podendo nos levar a perder tudo que mais prezamos.
Assim como fora com Adão e Eva.  

Comentários

Postagens mais visitadas