PRIMEIRO LIVRO DE ADÃO

 
Capítulo 6 
1 Mas Deus olhou para eles; pois eles se haviam matado pelo grande pesar. 
2 Mas Ele queria ressuscitá-los e consolá-los. 
3 Portanto enviou-lhes Sua Palavra a fim de que eles ficassem de pé e fossem ressuscitados imediatamente. 
4 E o Senhor disse a Adão e Eva: "Desobedecestes por vossa livre vontade, até que saístes do jardim no qual Eu vos havia colocado. 
5 "Por vossa própria e livre vontade desobedecestes por causa de vosso desejo de divindade, grandiosidade e condição sublime, tal qual Eu tenho; assim Eu Vos privei da natureza luminosa na qual estáveis então, e vos fiz sair do jardim para esta terra rude e cheia de sofrimento." 
6 "Se ao menos não tivésseis desobedecido ao Meu mandamento e tivésseis guardado Minha lei, e não tivésseis comido do fruto da árvore, da qual Eu vos disse que não vos aproximásseis. E havia árvores frutíferas no jardim melhores que aquela." 
7 "Mas o maldoso Satã, que não se manteve em sua primitiva condição nem conservou sua fé — nele não havia boa intenção em relação a Mim e, embora Eu o tivesse criado, ainda assim Me desprezou e buscou a divindade, de modo que Eu atirei do céu para baixo -  ele foi quem fez a árvore parece agradável a vossos olhos, até que comestes dela, obedecendo-lhe. 
8 "Assim desobedecestes a Meu mandamento, e portanto. Eu fiz cair sobre vós todas essas tristezas." 
9 "Pois Eu sou Deus o Criador, aquele que quando criou as criaturas, não tenciona destruí-las. Mas depois de terem provocado grandemente Minha ira, Eu as puni com  castigos atrozes, para que se arrependessem." 
10 "Mas, se, ao contrário elas ainda se mantiverem firmes em sua desobediência serão amaldiçoadas para sempre."

Este capítulo refuta toda e qualquer teoria da existência do livre arbítrio. Ou seja desde nossa concepção somos condicionados para nosso próprio bem e crescimento moral, pessoal a fazer somente o que é certo, o que é salutar. A não desviar nem para a direita, nem para a esquerda.
Qualquer desvio por mínimo  que seja gera a mesma consequência de um grande desvio. Castigos, problemas, dissabores, decepções.

Comentários

Postagens mais visitadas