PRIMEIRO LIVRO DE ADÃO
Capítulo 4
1 Mas Adão e Eva choraram por terem de sair do jardim, a sua primeira habitação.
2 E, certamente, quando Adão olhou para sua carne, que estava alterada, chorou amargamente, ele e Eva, pelo que haviam feito. E eles caminharam e desceram docilmente para a Caverna dos Tesouros. 3 E ao chegarem Adão lamentou-se e disse a Eva: "Olha para esta caverna que será nos,sa prisão neste mundo, é um lugar de castigo!
4 "Que é isto comparado com o jardim? Que é esta estreiteza comparada como o espaço do outro?
5 "Que é esta rocha ao lado destas grutas? Que são as trevas desta caverna comparada à luz do jardim? 6 "Que é esta lápide de rocha suspensa para nos abriga comparada à misericórdia do Senhor que nos acolhia?
7 "Que é o solo desta caverna comparado à terra do jardim? esta terra, coberta de pedras, e aquela plantada cor deliciosas árvores frutíferas?"
8 E Adão disse a Eva: "Olha para teus olhos e para os meus que dantes viam anjos no céu louvando; e eles, também, sem cessar.
9 "Mas agora nós não vemos como víamos: nossos olhos são de carne; não podem ver da mesma maneira como viam antes."
10 Adão disse novamente a Eva: "Que é nosso corpo hoje comparado ao que era em dia passados, quando habitávamos no jardim"?
11 Após isso, Adão não gostou de ter de entrar na caverna, sob a rocha suspensa, nem entraria nela jamais por vontade própria.
12 Mas curvou-se às ordens de Deus, e disse a si mesmo: "A não ser que eu entre na caverna, serei novamente um desobediente".
Este capítulo nos chama a razão, nos chama às leis de para cada ação uma reação. Que para tudo do maior ao menor ato sempre haverão consequências que podem ser boas ou ruins. Depende apenas de nós mesmos.
Adão e Eva passaram a vida arrependidos. Poderiam ter evitado? Sim poderiam. Bastaria-lhes dizer não e trabalhar sua reforma intima.
Embora tivessem de um tudo. Ambos incutiam dentro de si o desejo, a ânsia de serem como Deus.
Conhecedores do bem e do mal. De uma certa forma não lhes bastava terem o senhorio absoluto, terem tudo a seu dispor queriam ser como Deus. Queriam ter a autoridade Divina.
E a serpente ciente disso, apenas trabalhou essa vontade incutindo-lhes que poderiam ser como Deus, que Deus era o vilão uma vez que O mesmo não queria que fossem como Ele. Certos de que aquilo era verdade fizeram o que fizeram.
O que acarretou-lhes sérias consequências.
Decisões sábias bençãos. Decisões ruins consequências trágicas. Friamente falando.
Comentários
Postar um comentário