Catálogo Racional Para se Formar Uma Biblioteca Espirita
Este pequeno livro de Allan Kardec lista as OBRAS FUNDAMENTAIS DA DOUTRINA ESPÍRITA, codificadas por ele próprio, em resumo:
- LIVRO DOS ESPÍRITOS (O) (parte filosófica) contendo os princípios da Doutrina Espírita - 1 vol.
- LIVRO DOS MÉDIUNS (O) (parte experimental) – Guia dos médiuns e dos evocadores, contendo a teoria de todos os gêneros de manifestações. - 1 vol.
- EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (O) (parte moral), contendo a explicação das máximas morais do Cristo, sua aplicação e sua concordância com o Espiritismo. - 1 vol.
- CÉU E O INFERNO (O), ou a Justiça Divina Segundo o Espiritismo, contendo numerosos exemplos sobre a situação dos Espíritos no mundo espiritual e na Terra. - 1 vol.
- GÊNESE, OS MILAGRES E AS PREDIÇÕES, SEGUNDO O ESPIRITISMO (A). - 1 vol.
- QUE É O ESPIRITISMO (O). Introdução conhecimento do mundo dos Espíritos. - 1 vol.
- ESPIRITISMO NA SUA EXPRESSÃO MAIS SIMPLES (O). – Brochura
- RESUMO DA LEI DOS FENÔMENOS ESPÍRITAS. – Brochura
- CARÁTER DA REVELAÇÃO ESPÍRITA. – Brochura
- VIAGEM ESPÍRITA EM 1862. – Brochura
- REVISTA ESPÍRITA - Jornal de Estudos Psicológicos. Fundada por Allan Kardec. Sai entre o dia 1º e 5 de cada mês, desde 1º de janeiro de 1858, em duas folhas de formato mínimo...COLEÇÃO DA REVISTA ESPÍRITA A PARTIR DE 1858. Cada ano forma um volume grande em brochura.
A obra O Livro dos Espíritos foi publicado em 1857, nele estão contidos os princípios fundamentais da Doutrina Espírita. O Livro dos Médiuns, ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores, foi publicado em 1861 e versa sobre o caráter experimental e investigativo do espiritismo, visto como ferramenta teórico-metodológica para se compreender uma "nova ordem de fenômenos", até então jamais considerada pelo conhecimento científico: os fenômenos ditos espíritas ou mediúnicos, que teriam como causa a intervenção de espíritos na realidade física.
O livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, publicado em 1864, avalia os evangelhos canônicos sob a óptica da doutrina espírita, tratando com atenção especial a aplicação dos princípios da moral cristã e de questões de ordem religiosa como a prática da adoração, da prece e da caridade.
A obra O Céu e o Inferno, ou A Justiça Divina segundo o Espiritismo, foi publicado em 1865 e compõe-se de duas partes: na primeira, Kardec realiza um exame crítico, procurando apontar contradições filosóficas e incoerências com o conhecimento científico, superáveis, segundo ele, mediante o paradigma espírita da fé raciocinada. Entre os assuntos estão: causas do temor da morte, porque os espíritas não temem a morte, o céu, o inferno, o inferno cristão imitado do pagão, os limbos, purgatório, doutrina das penas eternas, código penal da vida futura, os anjos, a origem da crença dos demônios. Na segunda, constam dezenas de diálogos que teriam sido estabelecidos entre Kardec e diversos espíritos, nos quais estes narram as impressões que trazem do além-túmulo.
O livro A Gênese, ou Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, foi publicado em 1868 e aborda diversas questões de ordem filosófica e científica, como a criação do universo, a formação dos mundos, o surgimento do espírito e a natureza dos ditos milagres, segundo o paradigma espírita de compreensão da realidade.
O livro O Que é o Espiritismo?, publicado em 1859, é uma introdução didática sobre o espiritismo.
O periódico Revue Spirite (em português Revista Espírita), voltado exclusivamente a assuntos relacionados ao Espiritismo, foi fundado por Kardec e dirigido por ele até a data de seu falecimento (1869). Já teve a participação de várias personalidades expoentes da doutrina e atualmente sua publicação é trimestral.
A obra Obras Póstumas, publicado postumamente em janeiro de 1890, pelos dirigentes da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, trata-se de uma compilação de escritos inéditos do codificador da doutrina espírita, Allan Kardec, com anotações sobre os bastidores da criação da doutrina e que auxiliam a sua compreensão.
Comentários
Postar um comentário